quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quando o Cinema fala de Cinema

Para você que aprecia o mundo do cinema, não pode deixar de conferir!

Cinema Paradiso, é um filme italiano, de 1988, dirigido por Giuseppe Tornatore, nascido em Bagheria na Sicília. Conta a trajetória de Salvatore di Vita, um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia, ele recebe um telefonema de sua mãe, avisando que Alfredo está morto.

A menção deste nome traz lembranças de sua infância, vivida em uma Itália pós-guerra, na pequena cidade de Giancaldo e, principalmente do Cinema Paradiso, a única diversão da pequena cidade, para onde Salvatore então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Foi onde Totó conheceu o homem que se tornaria seu melhor amigo, Alfredo, o projecionista, com quem aprendeu a amar a Sétima Arte. Em meio a essas lembranças, o filme começa.

Ao mesmo tempo que emociona, o filme diverte, com a incrível atuação de um menino cujo nome é o mesmo de seu personagem. Salvatore Cascio, foi escolhido entre as crianças da região onde o filme foi rodado, e faturou o papel por ter decorado facilmente as falas e marcações de uma cena inteira durante os testes. Quando adolescente, Totó foi intrepretado por Marco Leonardi, e em sua fase adulta, por Jacques Perrin. Além do menino, outras pequenas atuações e cenas de humor inteligente, divertem o leitor em meio a uma narrativa comovente.

O ator Philippe Noiret interpreta o personagem Alfredo, melhor amigo de Totó. No elenco também estão Agnese Nano, Leopoldo Trieste, Enzo Cannavale e Pupella Maggio.

Além de uma história tocante, sobre os valores de uma amizade, o filme conta com filmagens perfeitas e roteiro muito bem escrito pelo diretor e pela colaboradora Vanna Paoli, mostrando um ambiente simples e com personagens marcantes, até mesmo os coadjuvantes, onde o filme é capaz de nos revelar com perfeição as expressões e sentimentos de cada um, em cada momento. As músicas de Ennio Morricone fazem a combinação perfeita entre essas imagens e som.

É nesse contexto que o filme faz uma homenagem ao cinema, e também a importância que damos às pessoas, mostrando que a vida só pode ter algum significado se tivermos em nós uma paixão a ser seguida e tomada com objetivo, contando com uma grande amizade para nos guiar nesse caminho.

Renata Bassanetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário