terça-feira, 19 de outubro de 2010

Desperdício de água potável



Você sabia que cerca de 30% da água tratada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) é desperdiçada? A causa desse desperdício tão exorbitante são canos quebrados, vazamentos nas ruas. 30% da água tratada, pronta para uso significa que a cada segundo, 3 mil litros de água saem das estações de tratamento da empresa e não chegam aos seus destinos que seriam as casas, as indústrias, as lojas e escolas das cidades baianas. O que mais espanta é que mesmo com a grande quantidade de água sendo jogada fora, a Embasa considera o número de ligações informando sobre vazamentos como relativamente pequeno: são cerca de oito mil ligações por mês. Oito mil pessoas ligam, o órgão responsável tem ciência do problema e até agora, nenhuma atitude foi tomada. Se até agora, você gastou cerca de 10 segundos lendo esse texto, aproximadamente 30 mil litros de água sumiram. Espantoso!

Mas, voltando para a região sudeste, no estado de São Paulo, especificamente na cidade de São Bernardo do Campo, 38% da água tratada é jogada fora. Mais de um terço da água potável se perde em vazamentos conforme publicado pelo jornal Metro ABC, terça-feira, 19/10/2010. Para ilustrar, é como se durante um mês, a dona de casa, a empresa, a loja ficasse mais ou menos 11 dias sem água potável. Os primeiros 11 dias do mês correspondem a água que é desperdiçada. O bolso do morador paga por isso. Esse mesmo morador que é eleitor, é contribuinte, é cliente. Paga-se por uma água que desaparece! Saindo um pouco do cunho econômico da questão, onde está a preocupação com o meio ambiente? Como falar em economia de água, racionamento de uso num cenário como esse? 

Com esses argumentos acredito que dá pra começar a enxergar o problema. O problema efetivo. O problema que persiste desde sempre: cultura. Faz parte da cultura da nossa sociedade admitir esse tipo de desperdício. É como se isso fosse amplamente aceito porque nada é feito para reverter essa situação. O planeta está em contagem regressiva, a água potável tal qual temos em aparente abundância hoje está prestes a se esgotar. Os dados são alarmantes. 

Alguma coisa precisa ser feita. Alguma coisa grande que cause choque, que quebre paradigmas. Que mude a cultura.


Denise Biar




Fonte: 
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2510608
Acessado em 19/10/2010 - aproximadamente 20h55. 

Um comentário:

  1. Muito triste saber que ainda nos dias de hoje com tanta informação pela mídia e por trabalhos como o de vcs.Se desperdice tanta água potável,e o pior que as prefeituras saibam disso e não fazem nada.Continuem jovens como vcs a lutarem para que um dia tudo isso mude.Afinal água é vida
    E parabéns pelo texto
    bjos LEDA Cristina

    ResponderExcluir